top of page
Foto do escritorNucabFala

Por trás do nosso logo

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Por Ademir Barros dos Santos


Nossa identidade visual, como não poderia deixar de ser, busca sintetizar, de forma bastante sucinta mas expressiva, o propósito, foco, fonte e objeto acadêmico de nossa produção.

Assim sendo o pássaro Sankofa, colocado que está entre os dois mapas, sendo símbolo bastante importante para a civilização akan, também nos representa sobremaneira, enquanto pesquisadores acadêmicos.

Isto é: a posição em que ele se encontra, pousado e olhando para trás, informa que no presente – o pássaro pousado – é necessário alimentar-se da tradição – a cabeça voltada para trás – para que se prepare e otimize o futuro, pois qualquer pássaro pousado, está pronto para voar.

Prosseguindo, informe-se que nem sempre o pássaro traz, como em nosso caso, um ovo na boca; mas aqui, núcleo acadêmico de estudos, ele é imprescindível porque representa a necessária pesquisa que nos movimenta, ou seja: as descobertas que devem ser feitas, o que é nossa própria razão de ser, na incansável procura de expor à luz o ainda desconhecido, alimento de tudo o que é novo.

As cores vermelho e preto que, do continente mãe – a África, foco fundamental de nossos estudos – enfeitam a cabeça do pássaro, representam, a partir de sua predominância na bandeira de Angola – principal país a fornecer africanos compulsoriamente transportados para o Brasil - a transposição transatlântica desta matriz cultural, que tanto afeta o pensamento e a sociedade nacionais; se não atingem o mapa brasileiro é porque esta cultura, infelizmente e mesmo depois de mais de meio milênio, ainda não é totalmente reconhecida como tal em nosso pais.

Quanto às cores do mapa nacional, não só atravessam o pássaro. mas atingem o continente objeto de nossas pesquisas, porque nós, brasileiros dali oriundos por descendência, preocupados em conhecer nossas raízes conforme impõe Sankofa, buscamos assentar nosso conhecimento sobre a afrodiáspora nacional em bases sólidas – quer históricas, quer filosóficas, culturais e sociais: afinal, é este o nosso principal, e talvez único, objetivo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page